O que é SUS?

Com o objetivo de oferecer um serviço igualitário no cuidar, promoção e prevenção a saúde para a população em geral, foi criado o Sistema Único de Saúde que se fortifica através de ações comunitárias para a assistência de todos os brasileiros. A mais de duas décadas, pode-se dizer que o Sistema Único de Saúde transformou (para melhor) a saúde brasileira.

Reconhecida pela Constituição Brasileira em 1988, devido enfatizar o direito de acesso a saúde integral, sem discriminação, desde a gestação e por toda a vida, trazendo cidadania para a população brasileira e como dever do Estado.

Isso ocorreu devido uma redemocratização do País, pois anteriormente não consideravam o acesso a saúde para todos os cidadãos. Eles eram classificados em três grupos distintos: os que podiam pagar por serviços privados; os trabalhadores com carteira assinada tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social; e existiam os que não possuíam nenhum direito a saúde.

Com intuito de mudar esse prisma, objetivou a integralidade, a universalidade e equidade da atenção a saúde, não meramente a ausência de doença, mas uma vida com qualidade.

Atualmente, caracteriza como um modelo construído coletivamente, com responsabilidade nas três esferas de governo e com a participação dos diversos setores da sociedade representados pelos conselhos de saúde municipais, estaduais e nacional.